Jogando no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, o Ceará venceu o Bragantino por 3 a 1 na tarde deste sábado e conquistou a terceira vitória seguida no Brasileirão da Série B. Atuando em casa, onde conquistou apenas uma vitória na competição, o Massa Bruta chegou a sair na frente, mas não suportou o volume de jogo do Vovô, que venceu com gols de Bruninho, Luizão e Robert. Rafael Caldeira descontou para o os donos da casa.
Com a vitória, o Ceará chegou aos 27 pontos e, dependendo do resultado de ASA-AL e Paraná, pode entrar no grupo dos 10 primeiros da tabela. Já o Braga permanece na zona de rebaixamento com 15 pontos.
O jogo
As duas equipes começaram o jogo adotando uma postura ofensiva, tentando ficar com a posse de bola e atacando com velocidade.
O Bragantino, pela primeira vez atuando no 4-4-2, trocava passes no meio campo e apostava na velocidade do atacante Léo Jaime. Em uma dessas jogadas, Léo conseguiu arrumar um escanteio.
Na cobrança, Fernando Gabriel mandou na cabeça do zagueiro Rafael Caldeira, que tocou para o fundo do gol aos 7 da primeira etapa.
Depois do gol, pouca coisa mudou. As duas equipes seguiam buscando jogo no campo de ataque. Depois dos 15, a partida ficou mais truncada, com muitas faltas no meio campo e algumas jogadas mais ríspidas.
Aos 21, novamente uma bola parada movimentou o placar. Bruninho, camisa 10 do Ceará, cobrou escanteio rasteiro. O volante do Braga, Anderson, que é canhoto, pegou mal de direita e desviou contra a meta do próprio time para empatar a partida. O árbitro deu gol para Bruninho.
Luizão comemora seu gol pelo Ceará (Foto: Filipe Granado / Futura Press / Agência Estado)
O empate animou o Vovô, que passou a ter mais posse de bola e criar mais chances de gol. Aos 39, Márcio Careca levantou da esquerda, o goleiro Rafael Santos ficou no meio do caminho e Luizão, nas costas da defesa, completou de cabeça para virar o placar no Nabizão.
O Braga ainda tentou voltar para o jogo com lançamentos longos para Léo Jaime, mas, depois do empate, o Massa Bruta pouco criou. As equipes foram para o vestiário com a vitória parcial do Ceará por 2 a 1.
Segundo tempo
O Braga iniciou a segunda etapa disposto a mudar o rumo da partida. Com a marcação adiantada, a equipe buscou atacar pelo lado direito de ataque, por onde Paulo Renê, que entrou no intervalo no lugar do volante Anderson, passou a atuar.
Com a vantagem no placar, o Ceará buscava administrar o resultado. Heleno foi recuado pelo técnico PC Gusmão para auxiliar na marcação.
O Braga quase chegou ao empate aos 19, quando Lincom recebeu na entrada da área, se livrou da marcação e bateu para o gol. Fernando Henrique evitou o empate.
Aos 28, a resposta do Vovô. Juca cobra falta da intermediária, Itamar desvia e Robert, que havia entrado no lugar de Bruninho, pegou firme de direita para ampliar o marcador.
O gol diminuiu o ímpeto do time da casa, que passou a apostar nos lances de bola parada com as cobranças perigosas de Fernando Gabriel. No entanto, com a defesa bem postada, o Ceará não passou mais perigo e saiu de campo com os três pontos.
Depois do apito final, o técnico do Ceará, PC Gusmão, comemorou a vitória, mas pediu mais três pontos na próxima partida para fechar o turno entre os 10 primeiros.
- Temos algumas coisas a melhorar, mas o importante é que saímos de casa para duas partidas e voltamos com seis pontos. Agora é voltar para casa com humildade para conquistar mais três pontos para fechar o turno, isso por que não tivemos um bom início.