quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Estreia de tetracampeão é destaque do jogo dos irregulares Bugre e Braga

Branco, novo técnico do Guarani (Foto: Murilo Borges)Branco chega ao Guarani e diz que meta é não cair
para a Série A2 do Paulista (Foto: Murilo Borges)

No duelo entre dois times que não sabem o que é vencer uma partida em 2013, o principal atrativo está fora dos gramados. Contratado para substituir Zé Teodoro, que pediu demissão logo após a derrota no dérbi para a Ponte Preta, Branco inicia sua trajetória no Bugre para superar os números do antecessor. A primeira chance será nesta quinta-feira, às 19h30, no Brinco de Ouro, pela quarta rodada do Campeonato Paulista.

Entre os desafios do treinador, que como jogador foi tetracampeão pela Seleção Brasileira em 1994, nos Estados Unidos, está convencer a torcida a apoiar o atual elenco. Reformulado após o rebaixamento na Série B do Brasileiro, o time teve três chances de mostrar serviço, mas falhou em todas. Perdeu de virada para o Linense, empatou sem gols com o São Bernardo na estreia e levou 3 a 1 da rival Ponte Preta. Sem nenhuma vitória, o Guarani ocupa um dos lugares da zona de rebaixamento.

- Estou muito feliz pela confiança depositada em mim pelo presidente Álvaro e pelo meu amigo Isaías. Estou contente e tenho a certeza de que serei feliz. Tive o prazer de estar junto de atletas que passaram por aqui, em convocações da Seleção, e conheçio a grande história que tem o Guarani - disse Branco, em sua apresentação.

A maldição das vitórias também atinge o Bragantino, mas em situação diferente da encontrada no Brinco de Ouro. Se por um lado o Massa Bruta ainda não ganhou, por outro também não perdeu: empatou três vezes com Palmeiras (0 a 0), Linense (2 a 2) e Santos (1 a 1). Por enfrentar dois dos grandes logo de cara, o Braga confia na evolução com o passar das rodadas.

A partida também marcará um curioso encontro entre Guarani e Diego Macedo. O clube chegou a anunciar a contratação do lateral-direito no início de janeiro, mas o atleta bateu o pé, se reapresentou ao Bragantino e desdenhou da oferta bugrina, que contava com ajuda do banco BMG - que detém os direitos econômicos do atleta - para fazer a contratação.

Henrique do Palmeiras na partida contra o Bragantino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Bragantino já enfrentou dois grandes paulistas em três rodadas (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Luiz Flávio de Oliveira apita o duelo entre Guarani e Bragantino, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Maiza Teles Paiva. A partida terá transmissão do GLOBOESPORTE.COM em Tempo Real, a partir das 19h (de Brasília).

header as escalações 2 (Foto: arte esporte)

Guarani: muito mistério para anunciar sua primeira escalação como técnico. Branco acompanhou o treino desta quarta ao lado do auxiliar Paulo Pereira e diz que tem um esboço da equipe que escalará. Juliano é presença certa no gol. Outras trocas podem acontecer nas laterais, na zaga e no ataque. O provável Bugre é formado por: Juliano; Oziel (Boiadeiro), Leandro Souza, Montoya (Max) e Eusébio; Ademir Sopa, Lusmar, Dener e Fumagalli; Siloé e Dudu.

Bragantino: contente com a atuação do Massa Bruta no empate contra o Santos, o técnico Mazola Júnior não pretende mexer no conjunto. A única alteração será o retorno do zagueiro André Astorga. A dúvida é no lugar de quem Astorga deve entrar, já que Carlinhos, titular absoluto, sente dores e é dúvida. O Braga atuará com: Rafael Defendi; André Astorga, Rafael Andrade e Kadu; Diego Macedo, Geandro, Preto, Neto e Léo Jaime; Malaquias e Lincom.

header quem está fora (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Guarani: o goleiro Emerson pediu a rescisão de contrato e não defende mais o Bugre. O zagueiro Thiago Matias ainda precisa entrar em forma antes de atuar. Já o meia Medina e o atacante Michel estão no departamento médico e sem data para voltar. Também machucados, Clebinho e Robinho foram dispensados.

Bragantino: com um estiramento na coxa, o meia Thiago Santos se junta ao goleiro Gilvan no departamento médico. O zagueiro Carlinhos também sentiu um incômodo no último treino e será avaliado momentos antes da partida para saber se têm condições de jogo

header fique de olho 2 (Foto: arte esporte)

Guarani: todos os bugrinos estarão com olhos vidrados no gol. Depois da demonstração de apoio após a derrota para a Ponte Preta, no sábado, Juliano tem a chance de se firmar no time com a saída de Emerson. Elogiado por todos dentro do elenco, o jovem de 23 anos mostrou desenvoltura no rachão desta quarta e quer firmar seu lugar como titular inquestionável.

Bragantino: Diego Macedo se envolveu em uma polêmica com o Guarani no início do ano. O Bugre chegou a anunciar a contratação do jogador, que, no dia seguinte, se reapresentou em Bragança Paulista. No empate contra o Santos, o lateral-direito fez um dos gols mais belos da última rodada e quer manter o embalo diante da equipe campineira.

header o que eles disseram (Foto: arte esporte)

Leandro Souza, zagueiro do Guarani: "É hora de dar a volta por cima. A gente precisa vencer para trabalhar mais tranquilo, estar mais feliz. Isso eu falo em nomes de jogadores. A gente entra em campo com pressão, claro, mas não só de fora, como nossa também, de dentro do elenco. Sabemos que a gente precisa vencer. O Guarani precisa da vitória".

Diego Macedo, lateral-direito do Bragantino: "Nunca falei que me apresentaria ao Guarani. É uma equipe que respeito muito. Tenho certeza, que será um grande jogo. Vamos nos defender bem e buscar o gol no contra-ataque para conseguirmos esta primeira vitória no Campeonato Paulista".

header números e curiosidades (Foto: arte esporte)

* Guarani e Bragantino enfrentaram-se 38 vezes na história. A vantagem é do Bugre: 18 vitórias, o dobro de triunfos do Braga (nove). Houve também 11 empates. Nos gols, goleada alviverde: 53 a favor e 35 contra.

* Jogando no Brinco de Ouro, a vantagem do Guarani é tão maior quanto no retrospecto geral. Foram 13 vitórias em 19 partidas, com apenas três derrotas e três empates. Nos gols, o Bugre marcou 39 e o Braga, 22.

* Um dos principais nomes do Bragantino, Lincom estava cotado para reforçar o Guarani no ano passado. A negociação não andou porque a diretoria alvinegra não quis negócio.

* Os dois clubes mudaram de técnico desde o último encontro, no segundo semestre de 2012. Comandado na época por Vadão, o Guarani passou pelas mãos de Vilson Tadei e Zé Teodoro até chegar ao colo de Branco. No Bragantino, a troca simples de Vágner Benazzi por Mazola Júnior.

header último confronto v2 (Foto: arte esporte)

Os dois clubes se enfrentaram pela última vez em 12 de outubro do ano passado, pelo returno da Série B do Campeonato Brasileiro. Com gols de André Vinicius e Léo Jaime, o Bragantino superou o Guarani por 2 a 1, no Brinco de Ouro. Renato Ribeiro descontou para o time de Campinas, que atuou com: Emerson; Oziel, Fernando, Rodrigo Arroz e Bruno Recife; Jackson (Renato Ribeiro), Fábio Bahia, Dêner (Júnior Negão) e Danilo Sacramento; Clebinho (Robinho) e Schwenck. Já o Massa Bruta jogou com: Gilvan; Diego Macedo, André Vinícius, Toninho (Raphael Andrade) e Jefferson Feijão (Léo Jaime); Carlinhos, Acleisson e Preto (Luciano Sorriso); Malaquias, Tiago Luís e Lincom.